domingo, 16 de setembro de 2012

Ilha de São Pedro/Comunidade Indígena Xokó

Por Bárbara Barbosa dos Santos



O 09 de Setembro de 2012 - A Histórica Festa de Retomada da Ilha de São Pedro e Casamento do Cacique Bá

O princípio

O dia nove de setembro para muitos apenas um domingo como outro qualquer. Porém em um lugar a aproximadamente 200 quilômetros de Aracaju mais precisamente na Ilha de São Pedro, a Comunidade Indígena Xokó, tinham dois grandes motivos para comemorar. O primeiro é que esta data representa (A chegada a Ilha de São Pedro momento indelével para História de Sergipe), a inesquecível luta desses bravos guerreiros que atravessou gerações tendo como uma das lideranças Apolônio Xokó, chegando por três oportunidades ao posto de cacique. Fatos marcantes contam a Luta do Povo Xokó, um desses importantes momentos foi, junto ao então Procurador da Republica Evaldo Campos, apoio tão esperado adotando a causa como prioridade antes da sua aposentadoria consagrando, portanto, vitoriosa à causa em prol dos Índios Xokó da Ilha de São Pedro.

No dia 09 de setembro de 2012, dois momentos atraíram pessoas de diversos lugares, a primeira razão é a histórica comemoração da chegada a Ilha de São Pedro, completando 33 anos de retomada, a segunda razão comemorativa foi o casamento de dois jovens índios, o cacique Bá 29 anos de idade com a jovem Daniele Xokó.
A chegada

Sábado 8 de setembro após três horas de viagem chegamos à comunidade Xokó, por todos os cantos burburinhos crianças correndo, jovens e adultos espalhados, no imenso pátio formavam grupos aleatórios que se reuniam em frente às casas ou circulavam pela aldeia. Tudo em volta era o prenuncio de festa, a alegria contagiava a todos, logo fomos recepcionados pela família de Sr. Raimundo (Pajé) e em seguida por Apolônio Xokó (ex-cacique), que nos conduziu a uma das casas para nos acomodar com nossas “tralhas”. Éramos um grupo com sete pessoas. Na mesma noite fomos convidados a jantar na casa do pajé Raimundo Xokó, diga-se de passagem, que recepção maravilhosa e o mais surpreendente é que no dia seguinte a confirmação de que o povo Xokó não são apenas guerreiros, eles, sobretudo são hospitaleiros e cativantes, essa confirmação está no registro dos dois dias em que ficamos fazendo nossas refeições na casa de Mauro e Yara Xokó que se dedicavam em nos servir em cada refeição o que eles tinham de melhor, e aqui nos referimos ao alimento disposto à mesa e ao alimento espiritual: a amizade.

As quatro da manha do sábado para o domingo fomos surpreendidos pelo barulho dos fogos, era o anuncio de que aquele Dia não era um dia qualquer era o grito que agora saia com a força do peito e ecoava em todos os cantos da Ilha de São Pedro e da Caiçara desde o 9 de setembro do ano 1979 quando os remanescentes Xokó tiveram sua terra de volta, era também a união do jovem cacique Bá com sua amada Daniele Xokó. Nesse momento a pisada forte e o entoar de um canto faz-se ouvir, é o ritual do Toré uma das grandes expressões da força, espiritualidade e resistência dos índios. Parecendo que estávamos comandados pelo efusivo ritual sem perceber, assim como outros não índios levados a participar da referida dança que teve o seu termino as cinco e trinta da manha.

 A Cerimônia de Casamento

Era 10h e 40min da manha, estávamos todos a postos, olhos voltados para o caminho que dá às matas, ávidos de curiosidade aguardando o retorno dos índios da caiçara, fotógrafos profissionais, amadores, acadêmicos, pesquisadores, todos procurando um local estratégico para registrar o acontecimento, com câmeras fotográficas ou pelo celular todos, queriam guardar esse momento. De repente surge um grupo de índios com seus trajes tradicionais ao som de maracás e entoando um canto que enterneceria até o coração mais bruto, era um “que” de força, vida, nostalgia e virilidade, trazendo com eles o noivo cacique Bá. Em seguida outro grupo surge, desta vez só índias participavam, com elas a noiva Daniele Xokó, ambos os grupos se dirigiram para o centro do pátio, onde já esperava o Pajé Raimundo Xokó e sua esposa, para receber os noivos e ali começava um dos mais belos cerimoniais já visto pelos presentes. Foi uma cerimonia única até então não vivida pelos próprios remanescentes Xokó da Ilha de São Pedro.

  

Carlos Sena e Paulinho Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário