quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fonte dos Caboclos

Marcos Paulo Carvalho Lima



O bem cultural é tombado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 16.585, de 14 de julho 1997, inscrição no Livro de Tombo nº 01- Geral - fls. 21 e 22, como monumento de interesse paisagístico, histórico, cultural e arqueológico.
A região era habitada por índios que fugiram no processo de dizimação imposto pelos europeus. Os sílvicolas, da etnia Kariri, se estabeleceram numa localidade de mata fechada que passaram a denominar-se Fonte dos Caboclos. O bem localizado no povoado Manoel Joaquim, refere se a uma fonte onde foram encontrados resíduos de barros, especificamente porrões deixados por índios que povoavam aquele local no inicio, antes da emancipação da cidade.

Cristinápolis serviu de refúgio indígena quando os colonizadores europeus passavam pelo Nordeste. Infelizmente os porrões não estão visíveis. Uma construção mal feita cobriu–os. Informações prestadas por Maria São Pedro de Jesus(Néia). CHAPADA DOS ÍNDIOS, Amada Cristinápolis...Sergipe, Brasil, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude, Cristinapolis/SE.

No momento a SUBPAC, órgão responsavél pela salvaguarda de bens tombados pelo Governo do Estado, discute com a Prefeitura Municipal de Cirstinápolis, Secretatria Municipal do Meio Ambiente de Cristinápolis, Departamento de Políticas para Juventude de Cristinápolis, projetos de higienização e preservação da Fonte dos Caboclos. A primeira reunião está marcada para o mês de junho. Estarão presentes: Ceça (Meio Ambiente), Néia (Diretora de Políticas Para a Juventude), Marcos Paulo (SUBPAC), alunos do polo do IFS Cristinápolis. 

Aproveitando oportunidade, no mesmo dia, Leandro Sousa integrante da Comissão Índios em Sergipe(UFS) e Elias Silva, Presidente do Grupo Espeleológico de Sergipe, estarão realizando pesquisa sobre índios na cidade, entre outros.


Marcos Paulo Carvalho Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário